PROBEN convida os pais para “um dia de arte na escola” 0 3069

Quando a parceria entre a família e a escola se fortalece, as crianças são as mais beneficiadas

Para que os pais pudessem vivenciar um pouquinho do dia-a-dia dos seus filhos, a escola de educação infantil PROBEN convidou os familiares para “um dia de arte na escola”. O objetivo do convite foi mostrar aos pais como as crianças são felizes no ambiente escolar. Quando os pais têm a oportunidade de vivenciar a complexidade do processo de aprendizagem, eles passam a entender melhor as nossas intenções e ações com relação ao desenvolvimento infantil.

Mas não só pais e educadores ficaram ansiosos para a chegada desse grande dia. A expectativa das crianças também foi enorme. Eles se prepararam para receber a família e organizaram a proposta junto com a professora. Ficaram fascinados em poder compartilhar algo que já aprenderam.

As etapas das propostas foram expostas em forma de documentação. Documentação é a forma de organizar e registrar o processo no qual as crianças passaram. As fotos, os textos, as falas e o olhar atento do professor faz com que esse percurso de aprendizagem seja repleto de curiosidades e conquistas diante de um tema/proposta. É nesse momento, nessa situação que dividimos o encanto das crianças, as descobertas significativas e a vontade de mostrar à sociedade o quanto as crianças se apoderam de saberes que podem-porque-precisam ser divididos com todos os envolvidos.

Em vários grupos, durante essa vivência, os familiares se permitiram ter 3, 4 ou 5 anos e o sorriso no rosto dos pais e filhos era um só. Foi contagiante a sintonia estabelecida! A arte permite ir além e extrapolar as barreiras do certo e convencional. Nos torna de verdade, os protagonistas do nosso processo de criação! Nos torna autores do nosso envolvimento e conhecimento. Nos torna únicos, afinal a leitura e a interpretação de algo é particular, individual. A arte nos torna potencialmente singular!

Por Virgínia, coordenadora pedagógica do período da tarde da Proben

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas