Quentão: Receita típica do mês de junho 0 3048

Ela deve ser apreciada com moderação devido o teor alcoólico e as calorias

Mês de junho e as Festas Juninas estão invadindo a cidade. Tradicional desta época do ano, o Quentão está entre as bebidas quentes mais apreciadas deste período. Relativamente fácil de fazer, não há muita definição quanto a quem a inventou, mas a raíz caipira é bem significativa.
Isso porque é nas cidades do interior que acontecem, as festas em homenagem aos santos Antônio, São Pedro e São João, quando se acende fogueira, asteiam-se as bandeiras e todos dançam e cantam em clima de extrema alegria. Além de comidas típicas, lá está o Quentão.
Por causa da imigração europeia em meados do século XX, o vinho quente também ficou conhecido, assim como o Quentão, principalmente na região sul do Brasil. No entanto, o Quentão tradicional era feito com cachaça, açúcar e especiarias trazidas da Ásia pelos portugueses no período de colonização: a canela veio do Sri Lanka, o cravo-da-índia veio da Indonésia e o gengibre, da China.
É uma mistura de cultura. Ainda no Brasil, dependendo da região, a receita ganha alguns toques diferentes, como lascas de laranja e limão para acentuar o aroma, enquanto outros acrescentam frutas picadas, como no vinho quente.

Dica de receita de Quentão tradicional
Ingredientes: 3 cravos da Índia, 4 xícaras de pinga, 1 xícara e meia de água, 1 xícara e meia de açúcar, 3 limões (cortados em rodelas), 2 pedaços pequenos de canela em pau, 1/4 de xícara de gengibre em fatias finas.
Modo de Preparo: caramelize o açúcar no fundo da panela de pressão com a panela destampada e depois adicione os demais ingredientes, com exceção da pinga. Mexa até dissolver o açúcar. Deixe cozinhar sob pressão por 8 minutos. Abra a panela com cuidado e misture a pinga. Deixe ferver por 3 minutos com a tampa aberta. Coe e sirva quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas