Divina iguaria oriental 0 5992

O Yakissoba é o símbolo gastronômico dos cem anos da imigração japonesa no Brasil

Gostoso, quente, popular e fácil de preparar. Servido em festas tradicionais e até em feiras populares, o Yakissoba é um prato originalmente chinês, conhecido no mundo todo e de custo acessível. O chef do Nafuka Restaurante & Sushi Bar, Daniel Narkunas, afirma que variar os ingredientes é uma dica para tornar a fórmula mais saudável. “Os japoneses não usam quase temperos, nem gorduras, então inventaram um Yakissoba com mais legumes e elementos sazonais da região. A técnica não difere em nada da chinesa, mas o preparo fica mais leve e menos calórico”. Na China, chamava-se Chow Mein, tinha a massa mais crocante e levava oyster sauce, um preparado à base de ostras e caramelo.

A receita tradicional é geralmente grelhada em uma chapa com repolho, cebola e pedaços bem finos de carne ou frango, além do toque especial do molho shoyo. Legumes, frutos-do-mar, carne, frango, shimeji são algumas opções de ingredientes que caem muito bem com o delicioso macarrão frito. Para beber, o chef sugere bebidas refrescantes como uma caipirinha de sakê ou um suco natural de laranja.

Daniel Narkunas indica servir nori, alga marinha assada em folhas, para acompanhar o Yakissoba

YAKISSOBA Prato individual

Ingredientes para o Molho – 1 ½ xícara (chá) molho shoyo; 2 copos (americanos) de água; ½ maço de cebolinha picada; 1 peito de frango, cortado em duas partes; 1 gengibre esmagado; 1 colher (sopa) de tempero à base de glutamato monossódico.

Modo de preparar: Junte todos os ingredientes em uma panela, deixe ferver, engrossar por 10 minutos e peneire-os.

Ingredientes para o Macarrão – 1 colher (sopa) de amido de milho, diluído em ½ copo (americano) de água; 150 g de legumes; 150 g de acelga e repolho, cortados em cubos; 200 g de macarrão oriental; 1 colher (sopa) e dois fios de óleo de gergelim.

Modo de preparo: Corte os legumes em fatias finas, ferva, escorra e separe-os. Em seguida, cozinhe o macarrão em água abundante, com o fio de óleo de gergelim e guarde.

Coloque os legumes e salte-os em manteiga por 5 minutos, em fogo médio. Logo, acrescente 1 ½ do molho preparado e o amido de milho dissolvido em água, deixe levantar fervura, por 3 ou 4 minutos, até ter uma consistência cremosa. Acrescente a colher de óleo de gergelim e corrija com sal e pimenta a gosto. Em outra frigideira, salteie o macarrão, também em um fio de óleo de gergelim, por 3 minutos. Ao final, some a massa frita aos legumes. Sirva o restante do molho preparado sobre o macarrão.

Nafuka Restaurante & Sushi Bar
Unidade Tatuapé – R. Padre Landell de Moura, 309, tel: 6671-8659
Unidade Mooca – R. Isabel Dias, 166, tel.: 6121-6207
www.nafukasushi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Acessadas